top of page

CURSO SOBRE GESTÃO DE PROCESSOS E PESSOAS NAS EMPRESAS SECURITIZADORAS E FIDCs

 

 

 

ÁREAS, FUNÇÕES, ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES

EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DE PROCESSOS LEVANDO EM CONTA O TAMANHO DAS EMPRESAS (VOLUME R$)

    • Em empresas pequenas uma ou poucas pessoas têm que fazer os mesmos processos que uma grande!

    • A qualidade dos processos não deve ser influenciada pelo tamanho da empresa!

    • O “efeito sanfona” nas empresas do setor e seus benefícios.

  • A DIVISÃO RACIONAL E ADEQUADA DOS PROCESSOS INTERNOS E EXTERNOS – ORGANIZANDO A EMPRESA

    • ÁREA DE PROCESSOS ESTRATÉGICOS

      • PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ESTRATÉGICOS

          • A função de diretor, do gerente-geral e de gerente de área (quantas houver)

          • O planejamento da empresa (foco, volume, estratégias etc.)

          • O planejamento do trabalho por ciclos de tempo (anual, mensal e diário)

          • Definindo metas e controles

          • Definindo a equipe de colaboradores

          • A convivência entre pessoas e entre as áreas da empresa – o espírito de equipe

    • ÁREAS DE PROCESSOS PRÉ-OPERACIONAIS

      • PROCESSOS COMERCIAIS

          • A prospecção interna e externa de novos cedentes

          • A pré-análise como porta de entrada de novas oportunidades

        • Como condição para a entrada de novos comerciais

        • Como condição para o processamento comercial e de crédito de novos cedentes

          • A Gestão pré-operacional e a função GPO

        • A condução do prospect até virar cedente

        • A visita remota e seus participantes

        • A fase documental

        • O acompanhamento do processo de entrada de novos cedentes

      • PROCESSOS CADASTRAIS E DE CRÉDITO

          • O cadastro e o crédito dos novos cedentes

        • O fluxograma de análise de prospects

        • As fontes de informações – Públicas e Privadas

        • Os C's do crédito e a ordem de relevância de cada um

        • Os limites concentrações e eventuais tranches dos cedentes (espécie, valor e tempo)

        • O comitê, sua forma e seus participantes

        • A formalização

    • ÁREAS DE PROCESSOS OPERACIONAIS

      • PROCESSOS OPERACIONAIS

          • A atuação completa do gestor de carteira

          • O planejamento do dia e os contatos com os cedentes

          • A recepção, tratamento e finalização das operações

      • PROCESSOS DE CONTROLADORIA DE LASTRO

          • Notificações

          • Confirmações

          • A atuação antifraude da empresa

          • Acompanhamento pagamento - praças

      • PROCESSOS DE COBRANÇA

          • As fases da cobrança

          • O atendimento das solicitações do cedente e do sacado - manutenção

          • O protesto

          • O processo de negociação com o sacado e com o cedente

    • ÁREAS DE PROCESSOS NÃO OPERACIONAIS

      • PROCESSOS FINANACEIROS

      • PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

      • PROCESSOS DE TI

      • PROCESSOS JURÍDICOS

      • PROCESSOS CONTÁBEIS

 

OBJETIVOS: Trazer aos participantes do curso uma visão ampla, baseada em experiências no setor, sobre a gestão de processos, pessoas, funções, atividades e responsabilidades. Influenciar positivamente na profissionalização das empresas do setor, permitindo que os participantes do curso ajustem seus processos internos e externos conforme o tamanho de sua empresa, bem como possibilitar a troca de ideias e experiências entre os participantes.

PROFESSOR: Ernani Desbesel
MBA em Gestão Estratégica de Factoring
Advogado Especialista na Gestão de Riscos nas Empresas de Compra de Recebíveis
Palestrante em 14 cursos sobre o Setor de Compra de Recebíveis
Ex-empresário do Setor de Fomento Mercantil
Consultor de Empresas de Fomento Mercantil, Securitização e FIDC
Auditor de Riscos da ISO 31000:2009 (Gestão de Riscos)

CARGA HORÁRIA: 8 horas/aula

DATA: 14 de outubro de 2025
LOCAL: Hotel Mercure Jardins - Alameda Itu 1151, esquina com a rua Augusta- São Paulo/SP - https://all.accor.com/hotel/3467/index.pt-br.shtml
PÚBLICO: Empresários, diretores, gerentes, coordenadores, funcionários e interessados em administrar empresas Securitizadoras e FIDCs.
MATERIAL: Apostila - Será fornecido Certificado de Participação.

INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE: 
O valor de um só curso (dia) será de R$ 1.980,00 (um mil, novecentos e oitenta reais).
O valor de dois cursos (dois dias) será de 3.860,00 (três mil, oitocentos e sessenta reais).
O valor dos três cursos (três dias) será de 5.840,00 (cinco mil, oitocentos e quarenta reais)
*Cada participante terá direito ao almoço e a um Coffee break, por curso.

 

AS VAGAS SÃO LIMITADAS PARA PROPORCIONAR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS
Para inscrições e maiores informações: Contate por WhatsApp (51) 99121-3745 com Anelise Desbesel.

Ernani Desbesel - Gestão Estratégica e de Riscos | Direitos Reservados

Telefones: (51) 991213745

Email: desbesel@terra.com.br

bottom of page